" Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."
Clarisse Lispector

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Sonhos? Freud explica!

Sonhos!!!
Eu os acho fascinante! Sempre quis compreendê-los, saber o que significam...
Há coisas bizarras, normalidades do dia-a-dia, somos capazes de enfrentar as leis da fisica, desejos proibidos vêem a tona, coisas impossíveis são realizadas...
Nele podemos td! Podemos ser o quê e quem quisermos!
Por isso os acho tão fascinantes!

Mas qual a real importância deles em nossas vidas? Será que é como Freud realmente diz, que os sonhos são a realização dos nossos desejos reprimidos???
Mas como ele msm diz essa realização é imperfeita e incompleta, pois o nosso superego (normas e principios morais) não permite que os sonhos explicitem com mta clareza o nosso desejo inconsciente!

OK! Parando um pouco com essa "aula" sobre Freud...
Será que é realmente isso msm! Será q tds nossos sonhos são derivados de desejos oprimidos, mtas vezes por nós não conhecidos???
Mas se eles ñ explicitam o desejo tal como ele realmente é, como posso explicar um sonho tão claro como este:
FREUD, EXPLICA-me!!!


"Estávamos em um parque de diversão. Dirijo-me calmamente e sozinha rumo à um dos brinquedos. No meio do caminho eu o encontro. Sorrio para ele e ele sorri de volta. Continuamos a andar juntos rumo ao brinquedo, abraçados: ele com o braço em meu ombro e eu com os dois braços envolvendo sua cintura. Podemos sentir um clima no ar... Finalmente chegamos a fila e lá rolam trocas de carícias leves e inocentes como o movimento dos dedos dele em meu ombro. Eu começo, meio que sem perceber, a fazer carícias em sua barriga. Ele sente cócegas e neste movimento brusco nos damos conta do que estamos fazendo, saindo de uma espécie de transe (se é q posso chamar assim), e nos afastamos meio sem graça..." (11.10.07)


OK! Pode estar mais obvio????
Mas se os sonhos vem distorcidos, será que é essa msg msm q ele ta querendo passar? E tantos outros como este q "atormentam-me" durante varias noites?
Acho q não, espero q não! Pois parece tão errada! É TÃO ERRADA!
Mas se eles representam desejos reprimidos pelas normas sociais, talvez seja realmente msm essa a msg!
Mas não dxa de ser errada!

Enfim!
Já escrevi demais!
Afinal, pq estou me preocupando tanto... foi tudo apenas um sonho!

^^

Um comentário:

Deise Rocha disse...

uma vez vi em algum lugar q os nosso sonhos são a descarga elétrica do nosso corpo... os nossos pensamentos em forma de sonhos enquanto dormimos...

acho q é isso...
mas o q sei tbm, é que se não sonhassemos, enlouqueceríamos... e se não sonhassemos, não veveriamos...

duplo sentido, viu...

té mais Quelzita...